Em preparação para a celebração do dia de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, foi realizado nos dias 16, 17 e 18 de maio o Tríduo da Padroeira, com o tema “Apóstolos de Jesus, sal da terra e luz do mundo”. Foram três dias com pregações sobre Maria e como sermos apóstolos.
A missa de encerramento foi presidida pelo padre Erno Schlindwein, SAC, do Noviciado Willian Whitmee, de Cornélio Procópio. A celebração teve como tema específico “Apóstolo na comunidade”.
Padre Erno lembrou a experiência que São Vicente Pallotti teve com Nossa Senhora. A partir daquele momento, ele decidiu criar a Sociedade do Apostolado Católico com os padres e irmãos palotinos e venerar Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos.
Ao contrário do que o mundo pregava. Pallotti propunha colaboração, contribuição, cooperação e comunicação para reavivar a fé e reacender caridade. Os palotinos em suas missões procuram despertar a consciência cristã de sermos apóstolo da comunidade.
O Concílio Vaticano II assumiu a missão de Pallotti como uma missão de toda a Igreja. O trabalho de São Vicente Pallotti era disseminar a ideia de comunidade, que se origina na Trindade e no amor.
“O apostolado criou uma comunidade que a própria Trindade participou. Jesus viveu na comunidade familiar de Nazaré. Era obediente aos pais e vivia no trabalho e no silêncio da oração. Jesus aprendeu a ser comunidade na pequena Nazaré”, afirmou padre Erno.
Depois Jesus construiu sua vida apostólica em comunidade com os apóstolos. Todos seus gestos foram dentro de grupos e ao redor da mesa. “Quando Ele partiu deixou uma pequena comunidade em Jerusalém. A mãe de todas as comunidades que deve ser a nossa inspiração”, disse o padre. Uma comunidade de um só coração e uma só alma, que irradiou a luz do apostolado.
“Trazendo para nossas vidas, devemos fazer algumas perguntas: Me sinto pertencente a essa comunidade? Tenho satisfaço e alegria de participar dela? Se me sinto participante, então, com Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos pratico a cultura do encontro . Semeio paz na minha comunidade, na minha família, no meu trabalho. Somos chamados a amar Jesus e a comunidade. Comunidade que me orienta, me nutri, me perdoa e que vai me ajudar a chegar a comunidade eterna”, afirmou o padre. #gallery-22 { margin: auto; } #gallery-22 .gallery-item { float: left; margin-top: 10px; text-align: center; width: 33%; } #gallery-22 img { border: 2px solid #cfcfcf; } #gallery-22 .gallery-caption { margin-left: 0; } /* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */
Comments