top of page

A penitência fortalece o espírito e a intimidade com Deus – Confira a programação da Seman...

É na penitência que o pecador suporta tudo de boa vontade (CIC 145). O jejum e a abstinência de carne preparam o cristão para as festas litúrgicas (CIC 2043) e o colocam mais próximo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A penitência interior do cristão pode ter expressões variadas. As Escrituras falam do jejum, da oração e da esmola. Mas qualquer ato sem a verdadeira conversão são ações estéreis e enganadoras. “A conversão interior, impele a expressar essa atitude por sinais visíveis, gestos e obras de penitência” (CIC 1430).

Durante a quaresma, a prática penitencial nos conduz a viver a Graça da Ressurreição de Jesus e nos lembra de sua morte.  Mas será que os nossos gestos e abstinências nos levam, realmente, a vivenciar e nos preparar para a Páscoa do Senhor?

“A Quaresma é um tempo que a Igreja nos dá para aprofundarmos ainda mais a nossa fé e a nossa vida de oração. Por meio das práticas penitenciais e de caridade, e de uma vida de oração mais intensa, a Igreja nos ajuda também a celebrarmos depois da Páscoa. Ou seja: só pode celebrar uma boa Páscoa, plenamente, quem também viveu bem a Quaresma”, diz o padre Arnaldo Rodrigues, da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Ele lembra que as práticas penitenciais não devem ser feitas por tradição, mas sim para ajudar no fortalecimento do espírito e da intimidade com Deus. “Não é somente fazer por fazer”, afirma.

“Cada um pode olhar no seu dia a dia aquilo que mais prende e que poderia ser diminuído um pouco. Mas é importante lembrar que cada sacrifício que faço deve estar unido em oração, pedindo a Deus todos os dias a graça de Deus para poder cumprir”, frisa o padre.

No Angelus do primeiro domingo da Quaresma do ano passado, o Papa Francisco disse que “a Quaresma é um tempo de penitência, mas não de tristeza”.  O Papa lembrou que é um compromisso alegre e sério para nos despojarmos de nosso egoísmo e de velhos ranços, e renovarmo-nos na graça do Batismo.

Programação Semana Santa

Domingo de Ramos

Dia 14 de abril

Horário: 9horas

Local: Colégio Marista, na Avenida Maringá

Missa dos Homens e Terço das Mulheres

Dia 15 de abril

Horário: 19h30

Local: Igreja (missa) e Salão do Centro Comunitário Pastoral (terço)

Missa dos Santos Óleos

Dia 16 de abril

Horário: 19h30

Local: Ginásio do Moringão

Procissão Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores

Dia 17 de abril

Horário: 19h30

Local: Rua Álvaro Aloysio de Freitas, 180 (Senhor dos Passos) e Rua Umuarama, 77 (Nossa Senhora das Dores)

Missa da Ceia do Senhor (Lava-pés)

Dia 18 de abril

Horário: 19h30

Adoração  após a missa até meia noite

Sexta-feira Santa

Dia 19 de abril

Adoração

Horário: das 7 às 12h

Celebração Paixão e Morte do Senhor

Horário: 15h

Local: Igreja

Via Sacra

Horário: 19h

Procissão da Paixão (Luminosa)

Horário: após a Via Sacra

Vigília Pascal

Dia 20 de abril

Horário: 20h

Local: Igreja

Missa de Páscoa

Dia 21 de abril

Horário: 9h

Local: Igreja




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page