top of page

Cartilha traz orientações políticas para os cristãos católicos

Começou no dia 27 de setembro a Campanha Eleitoral para a eleição de prefeito, vice e vereadores. O pleito deste ano foi adiado para os dias 15 e 29 de novembro, devido a pandemia de Covid-19. Foi pensando neste período eleitoral que as Igrejas Particulares estão oferecendo cartilhas com orientações políticas para os cristãos católicos.

O Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange o Paraná, costumeiramente elabora o material. Este ano a produção contou com a participação e colaboração da Assessoria Política da CNBB Nacional, a pedido da presidência da entidade.

O subsídio é destinado a eleitores e candidatos, grupos de reflexão, paróquias e comunidades. Com o título “Os cristãos e as eleições”, a cartilha tem como tema “A boa política está a serviço da vida e da paz”.

Dividida em três partes, a cartilha aborda temas relevantes da atualidade, como a cultura da polarização e as fake news, as mudanças na legislação eleitoral e a descrição das funções dos cargos em disputa. Possui linguagem de fácil compreensão com indicações básicas sobre o universo da política, a partir do olhar da Igreja Católica, que não se identifica com nenhuma ideologia ou partido político.

“É um trabalho apartidário, que tem o objetivo de formar o povo. Ela tem a característica de alertar dos perigos que, enquanto eleitores e adeptos da democracia, podemos correr. Chama a atenção para a cultura da polarização, que faz muito mal ao nosso país e para a democracia”, afirmou dom Geremias Steinmetz, presidente do Regional Sul 2 e arcebispo de Londrina.

Dom Geremias lembra que a boa política está sempre a serviço da vida e da paz. “Essa é uma expressão do Papa Francisco. Peço a todos que têm responsabilidade política que não se esqueçam de duas coisas: a dignidade humana e o bem comum”, enfatizou o arcebispo, ressaltando que a Igreja tem há tempo a opção de orientar o povo para que a democracia seja fortalecida.  (Com informações da assessoria de imprensa Regional Sul 2 da CNBB)

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Os quatro personagens do Advento

<p>O tempo do Advento é o tempo de preparação para o Santo Natal, com duração de quatro semanas. É um tempo todo especial, também um temp...

bottom of page