top of page

Coluna Você sabia: Por que os cristãos se crismam?

Crisma ou Confirmação é um sacramento da Iniciação Cristã, que completa o Batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo.

Podemos dizer que é o sacramento da maturidade. No Batismo, a maioria dos cristãos são apresentados pela força da fé dos pais e padrinhos. O Crisma é uma escolha pessoal, pelo qual nos tornamos soldados de Cristo e nos une mais intimamente ao Espírito Santo.

A palavra confirmação tem o sentido de tomar firme e forte. Esse nome apareceu pela primeira vez no Concílio de Orange (ano 441). Apóia-se no texto de Paulo: “Quem nos confirma a nós e a vós em Cristo, e nos consagrou, é Deus. Ele nos marcou com o seu selo e deu aos nossos corações o penhor do Espírito” (2Cor 1, 21-22).

Todo crismado é ungido com Jesus para ser construtor do reino do Pai. Participa mais intensamente da missão de Jesus e da plenitude do Espírito Santo.

A missão de Jesus é salvar o mundo pela evangelização, principalmente.

Com esse sacramento estamos preparados para iniciar uma vida cristã. Digamos que podemos entrar no campo da vida, o dia a dia com todas as instruções necessárias para bem vivê-la. Viver na santidade.

Alcançamos graças, nos enraíza ainda mais na filiação divina que recebemos no Batismo; nos une mais intimamente a Jesus Cristo; aumenta em nós os dons do Espírito Santo; torna mais perfeita nossa vinculação à igreja; nos dá força para defender e difundir a Fé, como verdadeiras testemunhas de Jesus Cristo.

Temos cinco motivos para ser crismado: escolha pessoal; renovar o batismo; confirmar a escolha de ser cristão; relação pessoal com Deus; e vida de santidade. 

Por: Rosa Maria Machado Toffolo, coordenadora da Catequese

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Os quatro personagens do Advento

<p>O tempo do Advento é o tempo de preparação para o Santo Natal, com duração de quatro semanas. É um tempo todo especial, também um temp...

bottom of page