top of page
Foto do escritorAddix Design

Fiéis relembram a Paixão de Cristo na Sexta-feira Santa

Três atividades foram desenvolvidas em nossa comunidade para celebrar a Sexta-feira Santa, dia da Paixão e Morte de Jesus Cristo e o segundo dia do Tríduo Pascal. Cada atividade aconteceu em um período do dia.

Na parte da manhã, os adolescentes do Grupo Raio de Luz encenaram a Paixão e Morte de Jesus Cristo, mostrando os passos que Jesus percorreu até o calvário e seu sofrimento em cada estação. A encenação aconteceu no pátio da paróquia, como vem sendo feito nos últimos anos.

Adolescentes do Grupo Raio de Luz encenam a Paixão e Morte de Jesus Cristo


À tarde, o despojamento e o silêncio marcaram a celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo, agora dentro da paróquia. Foi um momento para relembrar os passos de Jesus Cristo desde o julgamento, condenação e morte. A liturgia foi composta por três partes: da Palavra, Adoração de Cristo na cruz e o Rito da Comunhão.

Em sua homilia, padre Bruno Áthila lembrou as sete frases de Jesus quando estava na cruz. A primeira foi “Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem”. Uma frase que mostra o seu lado piedoso. Jesus sempre pregou o perdão. As demais frases foram: “Em verdade vos te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”; “Mulher, eis aqui teu filho. Eis aí tua mãe”; “Deus meu, Deus meu, porque me abandonastes?”; “Tenho sede”; “Está consumado”; e “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Uma vela foi acessa após cada frase.

Fiéis durante adoração de Jesus na Cruz


O segundo momento da celebração foi a Adoração de Jesus na Cruz. O padre levou a cruz até o altar dizendo “Eis o lenho da cruz do qual pendeu a salvação do mundo”. No último momento, os fiéis comungaram o pão eucarístico consagrado na missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa.

Ao final do ato litúrgico, o padre e a equipe de celebração retiraram-se em silêncio e os fiéis formaram duas filas para fazerem a adoração da cruz.

Procissão luminosa

Procissão luminosa


A terceira atividade da Sexta-feira Santa foi a procissão luminosa que percorreu várias ruas próximas à paróquia e que foi acompanhada por centenas de pessoas. A cada passo do caminho, os fiéis rezaram e refletiram a vida e morte de Jesus Cristo.

O percurso foi acompanhado por batedores da Polícia Militar, que fizeram o controle do trânsito. O padre Bruno agradeceu o apoio da PM, ressaltou o trabalho incansável da polícia em garantir a segurança da comunidade e lembrou o tema da Campanha da Fraternidade que fala sobre o enfrentamento da violência.

Ao final da procissão, foi entoado o canto de Santa Verônica. De acordo com o Acta Sanctorum (Atos dos Santos), uma coletânea sobre os santos, Verônica foi a mulher que deu seu véu para Jesus Cristo limpar seu rosto, enquanto carregava a cruz. A imagem do rosto de Cristo ficou impresso no véu. Ele é conhecido como “Véu de Verônica”.

×

Previous Next jQuery(function() { // Set blueimp gallery options jQuery.extend(blueimp.Gallery.prototype.options, { useBootstrapModal: false, hidePageScrollbars: false }); }); pandora pendientes pandora pendientes

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Os quatro personagens do Advento

<p>O tempo do Advento é o tempo de preparação para o Santo Natal, com duração de quatro semanas. É um tempo todo especial, também um temp...

Comments


bottom of page