A festa do Corpus Christi foi oficializada em 1264 pelo Papa Urbano IV. A solenidade é celebrada na quinta-feira após a oitava de Pentecostes. Este ano será no dia 20 de junho. É o dia em que Jesus Cristo caminha conosco.
O Papa Francisco declarou que as procissões com o Santíssimo Sacramento são expressões da piedade eucarística popular. Segundo o Santo Padre, a festa de Corpus Christi “é um mistério de atração a Cristo e de transformação n’Ele. E é escola de amor concreto, paciente e sacrificado, como Jesus na cruz”.
A solenidade é um momento para a meditação do caminho de Jesus Cristo na história, que encontra na Eucaristia o centro deste percurso espiritual. “O mistério da santíssima Eucaristia, instituída pelo sumo sacerdote Jesus Cristo, é como o centro da religião cristã.” (Encíclica Mediator Dei, Pio XII, número 59).
“O divino Redentor repete incessantemente o seu insistente convite: ‘Permanecei em mim’ por meio do sacramento da Eucaristia, Cristo fica em nós e nós ficamos em Cristo; e como Cristo, permanecendo em nós, vive e opera, assim é necessário que nós, permanecendo em Cristo, por ele vivamos e operemos.” (Encíclica Mediator Dei, Pio XII, número 114).
Os registros da Igreja trazem que Santa Juliana de Cornillon teve uma revelação, em 1258, em que Jesus pedia para que fosse incluída a festa no Calendário Litúrgico da Igreja. A festa foi decretada oficialmente em 1264, seis anos após a morte de Santa Juliana.
A tradição de confeccionar tapetes com cenas bíblicas para o Santíssimo passar surgiu em Portugal e foi difundido no Brasil durante o período colonial. Normalmente, são feitos de serragem e sal coloridos. Em nossa paróquia já foram feitos com materiais recicláveis e peças de roupas, mas desde o ano passado, voltou a tradição dos tapetes de serragem.
Cada pastoral e movimento ficam responsáveis por enfeitar um trecho do trajeto da procissão. O trabalho começa na madrugada da quinta-feira de Corpus Christi. (Com informações de Aleteia e Canção Nova)
Serviço
Missa e procissão de Corpus Christi
Quando: Dia 20 de junho
Horário: 9 horas
Roteiro da procissão
Pátio da Igreja, Avenida Tiradentes, Avenida JK, Rua Itápolis, Rua Cândido Betoni, Avenida Tiradentes e Igreja
Responsáveis pelos tapetes
Pátio: Acolhida, Adoradores, Roupeiro, Saúde e Vicentinos
Trecho 1: Dízimo e Templo
Trecho 2: Acólitos, Arcanjos, Música e Som
Trecho 3: Catequese, Coroinhas, Infância Missionária e Raio de Luz
Trecho 4: Apostolado, GBR, Grupo da Paz e Pascom
Trecho 5: ECC, Familiar e Noivos
Trecho 6: Liturgia e Ministros
Comentarios