top of page

Papa convoca o “Ano de São José”

Por Vatican News

A Solenidade de São José será celebrada no dia 19 de março com duas missas: às 5h30 e às 19h.  Este ano é especial, pois para marcar os 150 anos da declaração de São José como padroeiro da Igreja Católica, o Papa Francisco convocou um “Ano” dedicado ao Pai putativo de Jesus até 8 de dezembro de 2021, por meio da Carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai.  São José recebeu o título de padroeiro da Igreja pelo Beato Pio IX, por meio do decreto Quemadmodum Deus, assinado em 8 de dezembro de 1870. 

A Carta apostólica traz os sinais da pandemia da Covid-19, que – escreve Francisco – nos fez compreender a importância das pessoas comuns, aquelas que, distantes dos holofotes, exercitam todos os dias paciência e infundem esperança, semeando corresponsabilidade. Justamente como São José, “o homem que passa desapercebido, o homem da presença cotidiana discreta e escondida”.

E mesmo assim, o seu é “um protagonismo sem paralelo na história da salvação”. Com efeito, São José expressou concretamente a sua paternidade ao ter convertido a sua vocação humana “na oblação sobre-humana de si mesmo ao serviço do Messias”. E por isto ele “foi sempre muito amado pelo povo cristão”, escreveu o Santo Padre.

Nele, “Jesus viu a ternura de Deus”, que “nos faz aceitar a nossa fraqueza”, através da qual se realiza a maior parte dos desígnios divinos. José é “pai no acolhimento”, porque “acolhe Maria sem colocar condições prévias”, um gesto importante ainda hoje, afirma o Papa Francisco, “neste mundo onde é patente a violência psicológica, verbal e física contra a mulher”.

“Patris corde” evidencia, ainda, “a coragem criativa” de São José, “o qual sabe transformar um problema numa oportunidade, antepondo sempre a sua confiança na Providência”. Protetor de Jesus e de Maria, José “não pode deixar de ser o Guardião da Igreja”, da sua maternidade e do Corpo de Cristo: todo necessitado é “o Menino” que José continua a guardar e de quem se pode aprender a “amar a Igreja e os pobres.”

A Carta apostólica “Patris corde” é acompanhada da publicação do Decreto da Penitenciaria Apostólica, que anuncia o “Ano de São José” especial convocado pelo Papa e a relativa concessão do “dom de Indulgências especiais”.

Leia a Carta apostólica Patris corde

Serviço

Missa da Solenidade de São José

Dia 19 de março

Horário: 5h30 e 18h 

Foto: Terumi Sakai

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Os quatro personagens do Advento

<p>O tempo do Advento é o tempo de preparação para o Santo Natal, com duração de quatro semanas. É um tempo todo especial, também um temp...

Komentáře


bottom of page