top of page

Papa pede oração e respeito ao meio ambiente

No vídeo de intenção de oração para o mês de setembro, o Papa Francisco pede para rezar pelos recursos do planeta.  No âmbito do Tempo da Criação, celebrado de 1º de setembro a 4 de outubro, e no 5º aniversário da Laudato si’, o Santo Padre expressa sua preocupação com a “dívida ecológica” gerada pela exploração dos recursos naturais e exige que estes “sejam compartilhados de maneira justa e respeitosa”.

No vídeo Papa Francisco pede oração para que os recursos do planeta “não sejam saqueados, mas partilhados de forma justa e respeitosa”, denuncia o enriquecimento de países e empresas com a exploração de dons naturais, gerando uma “dívida ecológica”: quem pagará essa dívida?

O Padre Frédéric Fornos, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, declarou que, “nestes tempos de pandemia, estamos mais conscientes, como o Santo Padre já disse várias vezes, da importância de nossa Casa Comum, o que nos recorda a necessidade de cuidar dos bens do planeta”.

O cuidado com a Casa Comum é um dos três Objetivos da Santas Missões Populares (SMPs) e está presente nas ações das SMPs e das pastorais na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos. “É importante falar sobre a Casa Comum, pois todos somos responsáveis. Vivemos em um único planeta e todos são dependentes dele”, afirmou Marisa Colares, coordenadora das SMPs.

“Nossa paróquia nunca se furtou a participar de ações de preservação da natureza. Participamos de mutirões de limpeza de fundos de vale, prevenção contra mosquito da dengue, recolhimento e destinação adequada de lixo eletrônico, separação de lixo reciclável. Tudo isso reflete o respeito que temos de ter com nossa Casa Comum que é criação de Deus e que como seus filhos temos o dever de cuidar e preservar”, disse Marisa.

No dia a dia a paróquia já tem alguns procedimentos que vão ao encontro desse cuidado, como a separação do lixo orgânico do reciclável, por exemplo.  A Pastoral da Saúde faz um trabalho de recolher latas de alumínio e tampas de garrafas PET, que são vendidas para a reciclagem. Além da destinação correta do material, o valor arrecadado ajuda nas despesas da pastoral. A comunidade pode deixar as latas e tampas na Secretaria Paroquial.

Foto: Pixabay

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Os quatro personagens do Advento

<p>O tempo do Advento é o tempo de preparação para o Santo Natal, com duração de quatro semanas. É um tempo todo especial, também um temp...

Comments


bottom of page