A ong E-letro, entidade ambiental que recolhe produtos eletroeletrônicos, doou uma TV de 30 polegadas para a Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos. A doação foi resultado da participação da paróquia na ação de arrecadação de lixo eletrônico, promovida em fevereiro, pelos Grupos Bíblicos de Reflexão e Santas Missões Permanentes (GBR SMPs). O aparelho será usado no sistema de monitoramento de câmeras da igreja.
A campanha arrecadou em uma semana 320 kg de produtos usados ou danificados, que receberam destinação ambientalmente correta. O cuidado com a nossa Casa Comum é um os objetivos das SMPs e incentivado pelo Papa Francisco em sua encíclica Ladauto Si.
Os materiais encaminhados à ong são consertados, quando possível, e colocados à venda na loja da entidade. Os equipamentos também são doados para as instituições que promovem as campanhas de recolhimento de lixo eletrônico. “Prestamos um serviço ambiental com o reuso de tudo que é possível reutilizar. Doamos equipamentos para escolas, creches”, explica Alex Gonçalves, diretor da E-letro.
Segundo ele, 94% dos materiais encaminhados à ong são reaproveitados. Quando não há conserto, o equipamento é desmontado e as peças colocadas à venda. A E-letro recolhe em torno de 60 toneladas de lixo eletrônico por mês.
A entidade mantém campanhas permanentes em pontos como supermercados, escolas e igrejas, mas os eletroeletrônicos também podem ser entregues diretamente na sede da ong.
Lixo eletrônico
Onde levar: Rua Ermelindo Leão, 385, Vila Casoni – Telefone: (43) 3339-0475.
O que descartar: eletrodomésticos, televisores e similares, equipamentos de informática, equipamentos de telefonia
Comments