top of page

Pastorais e movimentos elegem novas coordenações

O CPP (Conselho Pastoral Paroquial) está com nova coordenação, assim como algumas pastorais e movimentos. Fátima Gouvêa dos Santos, atual coordenadora dos Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia substitui Mirieli Simioni Lourenço na coordenação do CPP.

Segundo as normas, a cada dois anos as pastorais fazem eleição para definir os dirigentes. Este ano, além da alteração no comando, também houve mudanças na configuração das pastorais, como a união das SMPs (Santas Missões Permanentes) e dos Grupos Bíblicos de Reflexão.

A Pastoral Familiar e o Curso de Preparação para os Noivos também estarão sob a mesma coordenação. A mudança é uma formalização da estrutura, pois ambos pertencem à mesma vertente.

Na Pastoral da Música o novo coordenador é Carlos Eduardo Coral de Oliveira. O planejamento para esse ano vai considerar as escalas de participação nas celebrações e para as missas comemorativas. Segundo Oliveira, “espera-se também que com os novos desdobramentos quanto à pandemia, possamos ter o retorno das atividades da Escola de Música.”

Francisca Mrofka assume o Apostolado da Oração. Ela explica que o Apostolado segue o cronograma definido mensalmente pelo Papa Francisco. Dentre os temas para 2021 estão a fraternidade humana, a violência contra as mulheres, o Sacramento da Reconciliação, os Direitos Fundamentais, o mundo das finanças, a amizade social, a Igreja e um estilo de vida ecologicamente sustentável.

O grupo de jovens Arcanjos de Maria sentiu a necessidade de renovação, e assim Gabriela Fernanda Gava dos Santos assumiu a coordenação. As atividades serão retomadas dentro do permitido pela pandemia com a cautela e o cuidado que o momento pede.

Patrícia Maria Barboza Honorato assumiu a coordenação da Pastoral Litúrgica. A transição começou no fim do ano passado e segue até junho. Os planos para 2021 é a organização da liturgia com o padre e demais equipes ajudando a comunidade a fazer a experiência de Deus através da celebração. Patrícia ressalta que é importante “mesmo em tempos difíceis como este, buscar a organização, funcionalidade e a espiritualidade, através de estudo, reflexão e oração.”

Bíblia na mão, pés no chão e muito amor no coração

O Grupo Bíblico de Reflexão (GBR) e as Santas Missões Permanentes (SMP) se uniram, seguindo o exemplo de outras paróquias. A pastoral passa a se chamar GBR/SMP. O casal Claris e Paulo Romero são os novos coordenadores.

Para a coordenação, essa união é muito pertinente, pois a GBR se tornou um facilitador para manter as SMPs entre vizinhos, familiares e amigos da comunidade.

Um dos objetivos da pastoral para 2021 é reforçar a participação da comunidade nos GBRs e nas SMPs, lembrando que as atividades são para pessoas de todas as idades. “Para essa missão é importante contar com ajuda das pastorais, movimentos e grupos para despertar nos integrantes o ardor pelo estudo da Palavra”, afirma a coordenadora. 

Novos coordenadores

  1. Conselho Pastoral Paroquial 

  2. Coordenadora: Fátima Gouvêa dos Santos

  3. Vice-coordenadora: Rosa Maria Machado Toffolo

  4. Secretária: Patrícia Lamberti Utiyamada

  5. Pastoral Familiar

  6. Coordenadores: Larissa Danielle Araujo Zanin e André Augusto Zanin 

  7. Vice-coordenadores: Adriana Rossini Calixto Bressan e Alexandre Pinheiro  Bressan

  8. Pastoral da Música

  9. Coordenador: Carlos Eduardo Coral de Oliveira

  10. Vice-coordenador: Rodrigo Gradi 

  11. GBR/SMP

  12. Coordenadores: Claris Aparecida Toledo Romero e Paulo Rogério Pelegrin Romero

  13. Vice-coordenadores: Maria de Fátima Mendes Cardoso da Silva e Wilson Gomes da Silva

  14. Pastoral Litúrgica 

  15. Coordenação: Patrícia Maria Barboza Honorato

  16. Arcanjos de Maria 

  17. Coordenadora: Gabriela Fernanda Gava dos Santos

  18. Vice-coordenadora: Fernanda Terziotti Pierolli

  19. Apostolado da Oração 

  20. Coordenadora: Francisca Mrofka 

  21. Vice-coordenadora: Neide Salviato 

  22. Comissão de Festas

  23. Coordenador: Rodrigo Luiz Brassaroto Luppi

  24. Vice-coordenador: Luiz Fernando Parisotto Teixeira

  25. Roupeiro Santa Rita 

  26. Coordenadora: Sandra Regina Fierli Dean

  27. Vice-coordenadora: Eliete Borin

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Os quatro personagens do Advento

<p>O tempo do Advento é o tempo de preparação para o Santo Natal, com duração de quatro semanas. É um tempo todo especial, também um temp...

bottom of page